quarta-feira, 7 de março de 2018

O LIVRO SELECIONADO PARA A 3ª OFICINA

Para a 3ª oficina escolhi a história da Luísa Ducla Soares: "OS OVOS MISTERIOSOS".
Retrata uma galinha que todos os dias punha um ovo, mas era sempre retirado pela sua dona. Um dia, decide fugir para a mata e faz um ninho confortável onde põe um ovo. A fome apertou e teve de ir procurar alimento. Quando regressou fica espantada com o aparecimento de mais 4 ovos dentro do seu ninho. Todos eles de tamanhos e cores diferentes. Embora admirada, chocou os ovos todos. Dessa ninhada estranha iriam nascer: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto. 
Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha amava e cuidava da mesma forma.
Tudo corria bem até que aparece um rapaz que apanha o pinto/frango para comer, mas todos se uniram e demonstraram ser uma família muito unida. 
Através do amor e ternura da galinha-mãe por todos os seus filhos a autora consegue transmitir a mensagem que somos todos diferentes, mas todos iguais. Todas as pessoas são diferentes umas das outras. Nem todos temos a mesma cor de pele, as mesmas ideias, os mesmos gostos, ou a mesma estatura, mas no interior, bem lá dentro somos todos iguais. Necessitamos todos de atenção, de carinho e de amor. Todos precisamos de felicidade para sermos melhores e mais fortes. Precisamos de saber viver com as nossas diferenças e fazer a diferença: respeitando os outros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário