segunda-feira, 26 de março de 2018
A MORAL DESTA HISTÓRIA É...
Na história, a galinha tinha 5 filhos diferentes e amava-os da mesma forma. Com esta canção, a turma do 2ºD da E.B. Enxertos reforça o facto que todas as diferenças devem ser respeitadas e que devemos aceitar a multiculturalidade. Afinal, ser diferente é normal!
segunda-feira, 19 de março de 2018
domingo, 18 de março de 2018
MATERIAIS ELABORADOS PARA A 3ª OFICINA
Desta vez a história vai ser contada através de uma televisão especial: o
"LIVRO-TV"!
A seguir, o reconto é feito através de um jogo interativo e com os "ovos misteriosos" que a galinha carinhosamente chocou.
Como atividade de leitura, as turmas do 1º ano terão que ler, recortar e colocar a legenda debaixo da imagem correspondente. No fim, terão que decorar o seu "ovo misterioso".
Depois de um diálogo sobre a moral da história e a importância de respeitarmos as diferenças, os alunos do 2º ano terão que completar a seguinte frase: "O mundo seria bem melhor se...". De seguida, passarão à decoração do seu postal para a elaboração de um cartaz.

No fim da oficina e para premiar os alunos, a galinha...
quarta-feira, 7 de março de 2018
O LIVRO SELECIONADO PARA A 3ª OFICINA
Para a 3ª oficina escolhi a história da Luísa Ducla Soares: "OS OVOS MISTERIOSOS".
Retrata uma galinha que todos os dias punha um ovo, mas era sempre retirado pela sua dona. Um dia, decide fugir para a mata e faz um ninho confortável onde põe um ovo. A fome apertou e teve de ir procurar alimento. Quando regressou fica espantada com o aparecimento de mais 4 ovos dentro do seu ninho. Todos eles de tamanhos e cores diferentes. Embora admirada, chocou os ovos todos. Dessa ninhada estranha iriam nascer: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto.
Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha amava e cuidava da mesma forma.
Tudo corria bem até que aparece um rapaz que apanha o pinto/frango para comer, mas todos se uniram e demonstraram ser uma família muito unida.
Através do amor e ternura da galinha-mãe por todos os seus filhos a autora consegue transmitir a mensagem que somos todos diferentes, mas todos iguais. Todas as pessoas são diferentes umas das outras. Nem todos temos a mesma cor de pele, as mesmas ideias, os mesmos gostos, ou a mesma estatura, mas no interior, bem lá dentro somos todos iguais. Necessitamos todos de atenção, de carinho e de amor. Todos precisamos de felicidade para sermos melhores e mais fortes. Precisamos de saber viver com as nossas diferenças e fazer a diferença: respeitando os outros.
sexta-feira, 2 de março de 2018
Subscrever:
Mensagens (Atom)